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A Gasolina

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Escrito por Ana Brásio


A gasolina é um combustível constituído basicamente por hidrocarbonetos e, em menor quantidade, por produtos oxigenados. Esses hidrocarbonetos são, em geral, mais "leves" do que aqueles que compõem o óleo diesel, pois são formados por moléculas de menor cadeia carbónica. Além dos hidrocarbonetos e dos oxigenados, a gasolina contém ainda compostos de enxofre, compostos de nitrogénio e compostos metálicos, todos eles em baixas concentrações. A faixa de destilação da gasolina automotiva varia de 30 a 220°C.



Actualmente são produzidos diversos tipos de gasolina sendo utilizada tecnologia própria para fabricar as diversas fracções de petróleo constituintes da gasolina e misturá-las entre si e com os aditivos, através de formulações convenientemente definidas para atender aos requisitos de qualidade do produto.

No mercado nacional existem dois tipos principais de gasolina: a gasolina de 95 octanas e a gasolina de 98 octanas.
A sua diferença reside na eficiência em geração de energia. Na gasolina com mais octanas a explosão é mais tardia, o que significa que esta é aproveitada no seu ponto crítico, previsto para retirar um maior rendimento.

Algumas vantagens da utilização da gasolina são:
- Quando a gasolina é o combustível utilizado na combustão do motor, o arranque e desenvolvimento do carro é mais eficiente que um motor a Diesel;
- A utilização de gasolina com aditivos ajuda a limpar e manter limpos os sistemas de injecção. O que significa que com o sistema de injecção limpo o desgaste das peças diminui protegendo o motor;
- A gasolina com maior octanagem, queima de forma mais eficiente no motor, resultando em alguns cavalos a mais de potência em alguns veículos. Este combustível é o resultado de um processo mais apurado no refino do petróleo, em que são eliminadas impurezas naturais que podem prejudicar a combustão.

Algumas desvantagens da utilização da gasolina são:
- A principal desvantagem do uso deste tipo de combustível é o seu preço. Em Portugal qualquer tipo de gasolina é mais cara que o Diesel e o GPL.
- Polui o ar com as emissões de CO2,
- Fonte esgotável, depende do petróleo.

Através de consulta no software Matérias Perigosas podemos inferir a seguinte informação acerca da gasolina:

Gasolina
N.º ONU: 1203
N.º Perigo: 33

Características:
- Líquido muito inflamável
- Risco de explosão dos vapores em caso de mistura com o ar
- Risco de irritação por contacto com a pele, olhos e mucosas
- Risco de intoxicação por inalação ou ingestão
- Risco de acção narcótica sob forte concentração de vapores

Segurança:
- Afastar os curiosos
- Assinalar o perigo e estabelecer um cordão de segurança
- Não provocar faíscas nem chamas
- Interromper quaisquer fontes de inflamação (motores, circuitos eléctricos, cigarros, ...)
- Prevenir as autoridades policiais
- Manter-se a favor do vento

Equipamento:
- Fato Nomex de protecção contra o fogo
- Aparelho respiratório isolante
- Utilizar explosímetro e outros aparelhos adequados de detecção e/ou medição

Plano de Incêndio:
- Arrefecer o reservatório com água pulverizada quando exposto ao fogo
- Não utilizar água em jacto sobre a matéria
- Actuar com o pó químico, halon, espuma ou CO2

Socorros:
- Afastar a vítima da zona perigosa, mantendo-a em repouso
- Em caso de perda de conhecimento (inconsciência) colocar a vítima em posição lateral de segurança e vigiar as funções cardíaca e respiratória
- Em caso de paragem respiratória e/ou circulatória proceder à ressuscitação cardio-respiratória (ventilação artificial e compressão cardíaca externa)
- Em caso de hemorragias fazer o controlo e prevenir o choque
- Em caso de queimaduras pelo fogo, proteger a zona queimada com penso para queimados (ou esterilizados)
- Em caso de os olhos e a pele serem atingidos pela matéria, lavar abundantemente com água, pelo menos durante 15 min
- Não provocar vómito em vítimas de intoxicação e contactar o Centro de Informação Anti-Venenos (Telefone: 808 250143)
- Proceder à evacuação da vítima após a sua estabilização

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