Voltar

Formação com vista a melhorar o serviço de Transporte de Doentes

Terça, 28 de Fevereiro de 2017

Realizou-se no Quartel de Bombeiros de Penela o segundo Curso direcionado ao Transporte de Doentes não-urgentes.

O curso decorreu entre os dias 22 e 24 deste mês de fevereiro contou com a participação dos 6 bombeiros vísiveis na imagem.

A formação teve a duração de 20 horas, tendo sido ministrada pelos formadores da Associação "Formar para Salvar" seguindo diversas temáticas, entre elas, os Cuidados para com o doente hemodialisado; Abordagem à vítima; Questões relacionadas com Ergonomia; Higienização das ambulâncias; Posicionamento de Doentes; Condução base; Segurança e Legislação.

Esta formação abordou temas que embora sejam de base, são particularmente úteis para os bombeiros que a frequentaram, pois através delas aperfeiçoaram técnicas, práticas e assimilaram novos conceitos necessários no âmbito da prevenção e cuidado no transporte de doentes não-urgentes no dia-a-dia.

O caminho traçado desde há vários anos pela Direcção e Comando nos Bombeiros de Penela tem sido no sentido de investir em meios e equipamentos, conciliado com a qualificação dos seus homens e mulheres.

Este curso integra um conjunto de formações que têm por objetivo aumentar as competências dos bombeiros na área do Socorro Pré-Hospitalar. Tem sido um processo longo e continuo que incluiu, entre outras formações, a realização de vários cursos de emergência pré-hospitalar (TAS), estando agora a constituir-se turma para o 4º curso, a realização do curso aqui destacado, a realização de um curso de condução de emergência que virá a acontecer ainda durante este ano.

A A.F.P.S. ministra formações acreditadas pelo INEM e certificadas pela Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (D.G.E.R.T.).