Voltar

Mais de duas centenas de Desbravadores apoiam os BVP e as populações de Silveira e Pardieiros

Terça, 08 de Agosto de 2017

Os Desbravadores são jovens adventistas, com idades entre os 11 e os 16 anos. Todos os anos acampam na Costa de Lavos, onde desenvolvem atividades de campo, mas também de crescimento pessoal, social, comunitário e espiritual.
Este ano, comovidos com as necessidades que Pedrógão Grande e as populações vizinhas enfrentam, viajaram até Penela e prestaram apoio à comunidade. Após os BVP terem referenciado algumas residências e famílias que precisam de cuidados especiais, estes jovens foram até lá, conversaram com as populações e ajudaram-nas em tarefas de limpeza, restauro, recuperação de coelheiras e partilha de experiências.
A clínica VitaSalus que também esteve em risco com os incêndios de junho, foi também alvo do trabalho destes jovens, com a limpeza de vegetação, aumentando os perímetros à volta dos edifícios. O Presidente da Câmara Municipal de Penela, Dr. Luís Matias também marcou presença, tendo ele próprio integrado os trabalhos de limpeza destes jovens.
Os BVP receberam também um grupo Desbravadores que ajudaram a organizar o seu armazém, 8.500 litros de água engarrafada, 30 caixas de roupa e 12 m3 de alimentos.
De acordo com o líder dos Desbravadores Rúben Nóbrega, “as experiências que os jovens vivem nestas idades, marcam-nos para a vida. Conversar e ajudar as pessoas que enfrentaram as catástrofes dos incêndios, moldam-lhes o caráter e motiva-os a serem pessoas e cidadãos melhores. Certamente este trabalho concretiza a missão que Jesus Cristo nos dá, de amar o próximo como a nós mesmos”.
Além do trabalho no terreno, os Desbravadores levaram a música até ao quartel dos BVP, na tarde de domingo passado marcada pelo concerto “Juntos, Vamos Mudar o Mundo - Concerto Solidário”.
Antes do regresso destes jovens à sua base na Costa de Lavos, houve ainda tempo para uma foto que ilustra o que foi este dia, um momento de partilha e solidariedade entre Bombeiros, Desbravadores, Populações e Autoridades de Penela.