Voltar

Visita de jovens estudantes europeus

Sábado, 28 de Abril de 2018

Na passada terça-feira, os Bombeiros Voluntários de Penela receberam a visita de cerca de duas dezenas de jovens estudantes europeus e seus mentores, acompanhados da anfitriã Filomena Pascoal, professora em Penela.

Estes estudantes estrangeiros são oriundos de França (Neuviller-la-Roche), Eslovénia (Skofja Loka) e Roménia (Màgherani), e estão em Penela entre os dias 21 e 28 de abril de 2018, inseridos um Projeto de Intercâmbio Europeu, em parceria com a Câmara Municipal de Penela e a Associação Infante D. Pedro, no âmbito do Programa de Intercâmbio Europeu Erasmus +, cujo tema é “Os Jovens, Racismos e Diferenças: Memória e Tolerância na Democracia Europeia”.

A visita a este Corpo de Bombeiros (CB) veio reforçar e colmatar o contato deste grupo com mais uma valência da realidade sociocultural e comunitária do nosso concelho. Assim, e neste intento, durante a hora que os visitantes estiveram no CB, procurou-se transmitir os valores de profissionalismo, rigor, interajuda, dedicação e abnegação que caraterizam a missão dos bombeiros voluntários; sublinhando o papel imprescindível que os bombeiros assumem na comunidade penelense e seus recursos naturais, numa pareceria entre pessoas, instituições e empresas, que acontece no dia-a-dia de todos os envolvidos.

Desta forma, e através de cada partilha que vai enriquecendo tanto os visitantes como os bombeiros, se firmam os bombeiros como cidadãos do mundo.