Voltar

Prof. Ney Bruck, Especialista em Psicologia das emergências, em visita ao nosso Quartel

Sexta, 18 de Janeiro de 2019

Na passada sexta-feira recebemos no nosso quartel a visita de um especialista em psicologia das emergências do Brasil. Foi para nós uma honra o nosso corpo de bombeiros ter sido escolhido para uma partilha de experiências, de nível internacional, num enriquecimento recíproco e contínuo.

Assim o encontro decorreu com a presença do Professor e Especialista em Psicologia das Emergências, Doutor Ney Bruck, Docente na Universidade Federal de Pelotas, o qual interveio nas últimas catástrofes no Brasil, num trabalho intenso junto de grupos que viveram situações de extrema adversidade, risco e perigo; estando atualmente a fazer investigação sobre a vivência psicoemocional destes acontecimentos, ligada a cenários de exceção, na Universidade de Coimbra e com colaboração do CODIS de Coimbra.

A visita do Professor Ney Bruck ao CB de Penela culminou numa intervenção em grupo, grupo este composto por 30 bombeiros do nosso CB, incluindo elementos de comando, chefias, bombeiros de 1º, 2º e 3ª, assim como especialistas. Nesta sessão de grupo forma vivenciadas intensas partilhas de expressão emocional entre pares, as quais permitiram um reforço da união, identificação e coesão entre os bombeiros presentes; entendendo que a unicidade de pessoa/bombeiro tem acentuados desafios face às diversas atividades operacionais que têm significativo nível de risco vivido por cada um ou observado no outro.

Este encontro marcou o início de uma parceria que se está a desenhar para outras atividades que se espera venham a decorrer ao longo deste primeiro semestre.

Com gratidão pela enorme generosidade do Professor Ney Bruck, na oferenda das suas competências de promoção da profundidade nas relações humanas, os Bombeiros de Penela expressam a sua satisfação através de palavras como “foi um momento de entrega aos nossos colegas, de confiança para com o outro e de muita aprendizagem!”.