Voltar

Convívio de Despedida do Comandante e Presidente da Direcão

Segunda, 11 de Março de 2019

No sábado, dia 9 de março, realizou-se o encontro-convívio de despedida do nosso Comandante Raul Vasconcelos e do nosso Presidente de Direção António Roque.

Este encontro decorreu no Quartel dos Bombeiros de Penela, tendo sido convidados os Bombeiros da nossa Corporação, assim como as famílias e os amigos mais próximos destes dois Homens que lideram o nosso Corpo de Bombeiros e a nossa Associação há 15 anos. Assim, de um modo informal, assinalou-se o término das comissões de serviços destes dois dirigentes, numa dinâmica de partilha e proximidade. Foram cerca de 200 pessoas que se juntaram para celebrar e homenagear a obra realizada pelos bombeiros com o apoio da comunidade, exaltando todos os momentos de afetividade, cumplicidade e de partilhas vividos na última década e meia.

Raul José de Castro Vasconcelos foi bombeiro voluntário em Penela com início em 1983 e o 3º Comandante do Corpo de Bombeiros desde 2003, cargo que desempenhou durante 15 anos. É sócio fundador da Frijobel, uma das principais empresas do setor de transformação de pescado, em Portugal, que exporta para 20 países e que emprega mais de 200 pessoas e , portanto, uma das principais âncoras de desenvolvimento da região.

António José dos Reis Madeira Roque foi o 6º Presidente da Associação Humanitária (2003-2019) em que assenta o nosso Corpo de Bombeiros, permanecendo como tal durante 16 anos, tendo anteriormente desempenhado o cargo de vogal na Direção durante dois mandatos. É bancário de profissão, considerado e respeitado na comunidade do concelho.

Durante este período, trabalharam juntos num modelo que teve sempre o “ser bombeiro” como centro de ação, nas suas vertentes associativa, operacional e humana. Foram anos diferentes que formataram um novo rumo e uma transformação da nossa Associação, com relevante reforço da qualidade e desenvolvimento técnico do Corpo de Bombeiros.

O encontro de despedida foi, para muitos dos presentes, um momento de intensas emoções e, ao mesmo tempo, de nostalgia, uma vez que retratou o termo de um percurso de duas grandes figuras que marcaram a nossa Corporação.

Recordando aquela tarde, tudo começou com uma formatura dos bombeiros composta por elementos do Quadro Ativo, elementos de Comando e da 19ª Escola de recruta, que foi caracterizada pelo gesto espontâneo e sentido de despedida, através de um cumprimento e um abraço individual a todos os elementos aí presentes.

De seguida, e numa dinâmica de grande proximidade e manifesta interação, decorreram eloquentes momentos de partilha de vivências, experiências e aprendizagens, marcadas pela troca de memórias e ofertas simbólicas. Vários convidados intervieram na sessão, sublinhando o trabalho desenvolvido por ambos os homenageados.

Por fim seguiu-se um lanche de convívio em que todos os presentes foram convidados a saborear diversas iguarias que, como é nosso apanágio, são cuidadosamente preparadas pela nossa equipa de logística.

Importa dizer ainda que estas duas pessoas tão especiais na existência dos Bombeiros de Penela continuarão, de uma forma mais informal, a fazer parte dos BOMBEIROS DE PENELA, pelo que esta despedida simboliza não um afastamento, mas antes uma passagem do testemunho das funções, nomeadamente ao bombeiro Jorge Carlos Antunes Pereira como sucessor na Presidência da Direção e ao elemento de Comando António Simões Lima, enquanto Comandante Interino do CB.

Os Bombeiros de Penela desejam as maiores felicidades a estes dois Homens pelo seu forte contributo que em tanto ajudou a engrandecer a nossa instituição, pela sua forma de estar e de agir, sempre inspiradores para todos podermos prosseguir o objetivo de fazer crescer o nosso Corpo de Bombeiros, reforçando o nosso profissionalismo de excelência e a nossa prontidão para responder à comunidade.

OBRIGADO por serem assim e por estarem perto de nós!