Voltar

Visita do Presidente da Escola Nacional de Bombeiros a Penela

Sexta, 21 de Junho de 2019

No passado dia 11 de junho, terça feira, o Presidente da Escola Nacional de Bombeiros (ENB), Exmo. Sr. Dr. José Ferreira, esteve em visita ao nosso Corpo de Bombeiros (CB).

O objetivo da visita foi o de dar a conhecer as nossas instalações e, em particular, as nossas Salas de Formação, o Campo de Treino (ainda em fase de construção) e partilhar algumas experiências relativamente à formação dos bombeiros.

O Presidente foi acompanhado durante a visita pelo Comandante Distrital de Coimbra (CODIS), Sr. Carlos Luís Tavares, pelo Coordenador da ENB do Centro de Formação de S. João da Madeira, Dr. Nelson Antunes, pelo Presidente da nossa Associação Humanitária (AHBVP), Sr. Jorge Pereira, e pelos elementos que constituem o nosso Quadro de Comando.

Os Bombeiros de Penela agradecem a vinda do Sr. Presidente ao nosso Corpo de Bombeiros, aproveitando a ocasião para relembrar de que, sempre que possível, e sempre que os recursos estejam disponíveis, está de portas abertas para receber visitas ao nosso espaço.

A Escola Nacional de Bombeiros é uma entidade privada sem fins lucrativos, vista como a autoridade pedagógica na formação técnica dos bombeiros portugueses. Desde 1988 que a ENB tem vindo a desenvolver a sua atividade nas qualificações e especializações indispensáveis à missão dos bombeiros e demais agentes de proteção e socorro.

A ENB está sediada em Sintra, onde se desenvolveu como o centro nacional para a qualificação dos bombeiros portugueses, uma posição que tem vindo a ser partilhada por meio de iniciativas descentralizadoras da sua atividade, primeiramente através de uma rede nacional de formadores externos credenciados, mais tarde, com a fundação de centros de formação na Lousã e em S. João da Madeira. Em 2009, a ENB iniciou a implantação de Unidades Locais de Formação estrategicamente distribuídas pelo território continental, aproximando, assim, a oferta formativa dos seus destinatários.