Voltar

Curso de Equipas de Intervenção Rápida

Quinta, 10 de Outubro de 2019

Decorreu no fim-de-semana de 5 e 6 de outubro, um curso de Equipas de Intervenção Rápida (RIT - Rapid Intervention Team) de nível 1 e 2 em Valongo, distrito do Porto.

O curso foi ministrado pela Escola Portuguesa de Salvamento, através dos seus formadores Victor Pires e Francisco Rosa e a turma contou com a participação de 2 elementos do nosso Corpo de Bombeiros, nomeadamente o bombeiro Ricardo Silva e Inês Gonçalves.

A formação teve uma duração de 20 horas e permitiu aos formandos assimilar conceitos importantes relacionados com os objectivos destas equipas de intervenção rápida, como técnicas para transpôr obstáculos e entradas díficeis em edíficios, técnicas de progressão e de libertação de estruturas, abertura de portas e portões, estabilizações rápidas de cargas, entre outros conteúdos.

Segundo os nossos elementos que estiveram presentes na formação, é um curso "que vale muito a pena" e importante pois "Mais do que o saber salvar os outros é saber como nos salvar a nós próprios! Tudo é importante, o treino conjugado com a formação salvam vidas. Um fim-de-semana forte, mas com um resultado super positivo".