+(351) 239 560 100

Curso de Busca e Resgate em Grutas (Espeleo-Socorro)

Curso de Busca e Resgate em Grutas (Espeleo-Socorro)
  • Quinta, 06 de Maio de 2021

Decorreu durante o final do mês de abril e início do mês de maio o curso de busca e resgate em grutas, curso ministrado pela Escola Portuguesa de Salvamento e com uma duração de 70 horas.

O curso consistiu na formação de uma das especialidades em salvamento técnico por cordas, mas virada para a vertente da espeleologia e seus praticantes. A formação pode ser vista como um aprofundar das técnicas de salvamento, focando o trabalho dentro de grutas e minas, para as equipas que tenham necessidade de intervir neste meio.

Durante o curso foram abordados diversos conteúdos como uma introdução ao tema das cavidades, topografia de cavidades para fins de salvamento, as fases do acidente, técnicas de progressão vertical assim como técnicas de progressão em espaços confinados, técnicas de extração com maca em grutas, entre outros assuntos.

O curso contou com exercícios práticos nas grutas do Algarinho e Soprador do Carvalho (Penela) assim como na Gruta do Ervilha, (concelho de Pombal).

Penela fez-se representar por três elementos 🧑‍🚒 do nosso Corpo de Bombeiros: Adjunto Vitor Gomes, Subchefe Valter Palrinhas e bombeiro de 1ª Diogo Santos.

© 2020 All Rights Reserved. Powered by PenelaDigital

SOS