+(351) 239 560 100

Apresentação de 2a Equipa de Intervenção Permanente

Apresentação de 2a Equipa de Intervenção Permanente
  • Quarta, 18 de Agosto de 2021

Onze de agosto foi o momento de apresentação da 2.ª EIP (Equipa de Intervenção Permanente) dos Bombeiros de Penela.

A apresentação contou com a presença do Presidente do Munícipio, Luís Lourenço Matias, do Vice-presidente Rui Seoane Pereira, do Presidente da Associação Humanitária associada ao Corpo de Bombeiros, Jorge Antunes Pereira, assim como do Comandante dos Bombeiros Penela, António Simões Lima.

A apresentação da equipa foi o ponto culminante de um esforço de vários anos para obter a sua aprovação, algo que pode ser considerado simultaneamente como um marco e uma conquista importante no percurso dos Bombeiros de Penela. É importante mencionar que o nosso CB já disponha de duas equipas de intervenção, no entanto, uma delas era suportada em partes iguais pela nossa Associação e pelo Município (denominada EIM - Equipa de Intervenção Municipal). Esta equipa EIM será mantida.

Em termos quantitativos, os bombeiros de Penela reforçam assim o seu quadro de profissionais afetos a servir o concelho onde estão inseridos.

Esta equipa vem complementar a 1.ª EIP que existe desde 2008 (há 13 anos) e pode ser concetualizada como um reforço na resposta à emergência no concelho de Penela. É de referir que estas equipas não vêm substituir os bombeiros voluntários, continuando estes a reforçar o Corpo de Bombeiros como habitualmente, nos períodos noturnos, fins de semana, inseridos regularmente nas equipas profissionais, complementando assim as equipas existentes que são insuficientes para dar resposta, na sua plenitude, a todas as solicitações.

Para quem não conhece, as Equipas de Intervenção Permanente são equipas de 5 bombeiros, financiadas em partes equitativas pelos Municípios a que pertencem e pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), e visam assegurar, em permanência, o socorro às populações, na área de atuação do respetivo Corpo de Bombeiros, podendo em situações de reconhecida necessidade atuar fora dessa área.

A constituição da 2ª EIP é a seguinte:

Chefe - Adjunto Nuno Figueiredo,

Motorista - Andrew Thomas (Chefe em substituição),

Operacional - Ruben Medina (Motorista em substituição), Sebastião Görne e André Teodósio.

Parabéns aos cinco elementos que passam a integrar a equipa.

Os Bombeiros de Penela dispõem agora de duas EIP's, e uma EIM (Equipa de Intervenção Municipal).

© 2020 All Rights Reserved. Powered by PenelaDigital

SOS