+(351) 239 560 100

Bombeiros de Penela participam em curso RIT (Rapid Intervention Teams)

Bombeiros de Penela participam em curso RIT (Rapid Intervention Teams)
  • Segunda, 18 de Outubro de 2021

No fim-de-semana de 16 a 17 de outubro decorreu em Valongo um curso de RIT (Equipas de Intervenção Rápida). O curso incluiu formandos provenientes de vários concelhos, assim como contou com a participação de três elementos do nosso Corpo de Bombeiros, nomeadamente o Subchefe Diogo Santos e os bombeiros André Teodósio e Pedro Mendes.

Esta participação advém de um protocolo que existe entre os Bombeiros de Penela e a Escola Portuguesa de Salvamento que, por sua vez, teve origem numa vontade bilateral de estreitar relações entre as duas instituições.

O curso foi dividido numa componente teórica (durante a manhã do primeiro dia, em regime de sala de aula) sendo a restante duração do curso dedicada a exercícios práticos. Nesta componente prática foram demonstradas técnicas de progressão com ARICA (Aparelho Respiratório Isolante de Circuito Aberto) e tipos de salvamentos e suas características.

Por fim foi realizada uma avaliação dos conhecimentos transmitidos, sintetizada em dois exercícios finais realizados em equipa. Neste contexto foi criado um circuito com obstáculos assim como simulada uma derrocada com o objetivo de proceder ao salvamento de uma equipa de socorro que ficou retida num espaço confinado.

De acordo com o bombeiro André Teodósio que esteve presente no curso, "esta formação mostrou ser, sem dúvida, uma mais valia para o nosso dia a dia. Leva-nos ao encontro do nosso limite individual fazendo-nos perceber até onde podemos chegar. Sem sombra de dúvida que nos prepara para situações de limite onde pudemos fazer a diferença na vida daqueles que contam connosco".

© 2020 All Rights Reserved. Powered by PenelaDigital

SOS

239 560 100

(chamada para rede fixa nacional)
DONATIVOS