+(351) 239 560 100

Projeto de instalação de uma central fotovoltaica

Projeto de instalação de uma central fotovoltaica
  • Quarta, 03 de Novembro de 2021

Os Bombeiros de Penela abraçaram recentemente um projeto de instalação de uma central fotovoltaica na cobertura do Quartel por via da EDP Comercial.

No total foram colocados 38 painéis sob a cobertura do Quartel que, contas feitas, representaram um investimento interessante pois a sua instalação não se traduziu num aumento de despesa para a nossa Associação: uma parte das poupanças na fatura elétrica que agora verificamos paga a mensalidade do próprio sistema.

A instalação destes painéis veio contribuir também para diminuir a nossa pegada ambiental pois permitiu reduzir o nosso consumo na rede elétrica geral.

É importante deixar claro que estes painéis solares são do tipo fotovoltaicos, ou seja, dispositivos utilizados para converter a energia da luz do Sol em energia elétrica.

No passado já se tinha procedido à instalação de painéis solares térmicos, usados para aquecer as águas das nossas instalações, algo que também veio reduzir a nossa pegada ambiental, assim como trazer uma redução nos custos com energia consumida.

Além deste projeto, no passado os Bombeiros de Penela já tinham adotado diversas outras medidas de cariz ambiental: além da reciclagem de parte dos resíduos produzidos, foram tomadas medidas a nível interno como o uso de copos de papel em detrimento dos de plástico; foi ainda eliminado todo o material de plástico descartável e há vários anos que somos um ponto de recepção de Eletrodomésticos em fim de vida, OAU’s - Óleos Alimentares Usados bem como outros resíduos que as pessoas tragam com fim de reciclagem.

Assim, entendemos que o nosso Quartel está um passo mais perto para se tornar um verdadeiro EcoQuartel e, portanto, mais amigo do ambiente.

© 2020 All Rights Reserved. Powered by PenelaDigital

SOS