+(351) 239 560 100

E assim termina mais um curso de Tripulante de Ambulância de Socorro

E assim termina mais um curso de Tripulante de Ambulância de Socorro
  • Quinta, 17 de Março de 2022

Os formandos que estavam a frequentar o curso de Tripulante de Ambulância de Socorro (TAS) no nosso Quartel terminaram na semana passada a parte formativa do curso e estão neste momento em condições de realizar o estágio nas bases do INEM sediadas, por exemplo, em S. Martinho do Bispo (Hospital dos Covões) e na cidade de Coimbra.

O referido grupo iniciou o curso em meados de dezembro do ano passado e, após mais de 3 meses intensos de formação, estão atualmente aptos a frequentar o estágio de 35 Horas (correspondente ao 5º e último módulo do curso) consistindo na fase de Integração ao Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM).

De acordo com formandos que frequentaram o curso, comentaram "o curso veio trazer-me um “à vontade” e uma perceção diferente da emergência pré-hospitalar"; "Estou mais bem preparado, mas foi um curso duro. Despendemos bastante do nosso tempo mas foi bem aproveitado, um investimento";

Parabéns aos elementos Rosário Mendes, Elisa Simões, Rui Silva, Leonor Gomes e Sónia Vasconcelos pelo esforço e dedicação ao longo do curso.

No que ao Corpo de Bombeiros de Penela diz respeito, quando os nossos elementos deste 8º curso obtiverem a sua certificação oficial enquanto "Tripulante de Ambulância de Socorro" (vulgo TAS), a Corporação de Penela como um todo contará com mais de 60% do seu quadro ativo com esta acreditação.

Um número de que nos orgulhamos mas que, no nosso entender, não é suficiente. O Curso de TAS é um curso que deveria servir de base na formação de socorro pré-hospitalar de TODOS os elementos que ingressam num Corpo de Bombeiros e, portanto, ainda existe bastante trabalho a ser desenvolvido até que a nossa Corporação consiga dar esse objectivo como conseguido.

A título de curiosidade, o curso de Tripulante de Ambulância de Socorro (TAS) destina-se a todos os profissionais ou cidadão comum que pretenda desenvolver competências na vertente da emergência médica pré-hospitalar.

A formatação do curso é a seguinte:

Módulo 1 - Abordagem e Reanimação (25h)

Módulo 2 - Parto, Pediatria e Normas (25h)

Módulo 3 - Emergências Médicas (50h)

Módulo 4 - Emergências de Trauma (75h)

Módulo 5 - Integração ao SIEM (35h)

© 2020 All Rights Reserved. Powered by PenelaDigital

SOS

239 560 100

(chamada para rede fixa nacional)
DONATIVOS