+(351) 239 560 100

Arranque do Curso de Instrução Inicial nos Bombeiros de Penela

Arranque do Curso de Instrução Inicial nos Bombeiros de Penela
  • Terça, 03 de Maio de 2022

No passado mês de Abril teve início a formação de base – denominada por Curso de Instrução Inicial, ou CII - que tem por objetivo preparar os elementos candidatos para o ingresso na carreira de bombeiro.
Segundo a planificação estipulada, o curso decorrerá durante um semestre, sendo constituído atualmente por 12 candidatos a bombeiro (estando em falta alguns elementos na fotografia em anexo) e será ministrado por um conjunto de instrutores do Corpo de Bombeiros.

Após a conclusão do CII, os candidatos serão então submetidos a provas de avaliação distritais que, uma vez ultrapassadas, lhes permite o ingresso na nossa instituição enquanto bombeiros estagiários.
É de referir que a formação que irá ser ministrada – dividida em 6 módulos - representa um processo árduo e intenso de aprendizagem em que cada elemento terá de assimilar um conjunto de fundamentos referente às principais áreas de atuação dos bombeiros:

1. introdução ao serviço de bombeiro;

2. equipamentos, manobras e veículos;

3. módulo de tripulante de ambulância de transporte;

4. módulo de salvamento e desencarceramento;

5. módulo de incêndios urbanos e industriais;

6. módulo de incêndios rurais.


Neste contexto, o grupo, que gradualmente e naturalmente irá converter-se numa equipa, será sujeita a um conjunto de adversidades e desafios que visa simular uma parte do que representa o trabalho real de um bombeiro.
O arranque desde curso é importante pois marca um novo início das Escolas de Recruta emapós uma paragem de dois anos, em consequência das adversidades criadas pela pandemia.

 

© 2020 All Rights Reserved. Powered by PenelaDigital

SOS
DONATIVOS