+(351) 239 560 100

Comitiva de Penela em visita técnica a Kandern

Comitiva de Penela em visita técnica a Kandern
  • Quarta, 04 de Maio de 2022

Uma comitiva pertencente aos Bombeiros de Penela deslocou-se novamente à Alemanha a fim de aprofundar a relação de cooperação que existe com o Corpo de Bombeiros da região de Kandern.

A comitiva constituída pelo Presidente da Direcção Jorge Pereira, pelo Comandante António Simões Lima, pelos Subchefes Valter Palrinhas e Graciete Rodrigues e pelo colaborador Michael Georg Görne visitaram durante uma semana em abril a região alemã de Kandern e alguns pontos de interesse não muito distantes, numa visita que se pode considerar mais técnica a fim de continuar a conhecer a realidade dos bombeiros da região.

Esta viagem proporcionou uma visita mais extensa que as deslocações anteriores e inclui um programa mais rico, completo e formativo, tendo contado com um leque mais vasto de locais de interesse, entre eles, uma ida aos Bombeiros Privativos da ROCHE e à Associação dos Bombeiros Voluntários, ambos situados na Região de Basileia, Suíça. Também foi possível conhecer o Centro Treinos FUBA, visitar os Bombeiros Voluntários e Profissionais e o Centro de Comando da região de Freiburg.

Além disto, foi dado a conhecer o quartel dos Bombeiros de Maulburg (vertente florestal), assim como as secções dos Bombeiros de Kandern Holzen, Riedlingen e Sitzenkirch. Para os elementos do grupo que não conheciam, foi marcada presença no quartel dos Bombeiros de Kandern e, de seguida, efetuada uma Reunião Geral Operacional de Kandern e uma reunião de preparação Protocolo de Cooperação, tendo, nesse âmbito, também a nossa comitiva sido recebido pelos dirigentes políticos de Kandern.

Como não podia deixar de ser, houve tempo para uma troca de experiências em veículos, equipamentos e espaços de manutenção e, imprescindivelmente, alguns momentos de convívio e descontração.

Em tom de enquadramento, após os graves incêndios de 2017 e face a algumas carências de equipamento que se faziam sentir no nosso Corpo de Bombeiros na altura, resolveu-se fazer um pedido de ajuda a cerca de 40 instituições de Bombeiros distribuídas um pouco por toda a Europa com vista à tentativa de obtenção de donativos de material e equipamentos que pudessem ser dispensados.

Os Bombeiros de Kandern foram uma das instituições que decidiram dar uma resposta positiva, oferecendo diverso material, equipamento e, inclusive, um veículo ao nosso Corpo de Bombeiros.

Assim, face a estas contribuições gratuitas, nasceu a vontade de realizar uma primeira viagem - para agradecer pessoalmente pela ajuda que foi facultada, mas também conhecer o Corpo de Bombeiros de Kandern.

Kandern é uma região da Alemanha localizada no distrito de Lörrach, região administrativa de Freiburg, estado de Baden-Württemberg. É situada no extremo Sudoeste da Alemanha, junto à fronteira com a França e Suíça e, por isso, também conhecido como o canto dos três países. Contempla a vila principal com o mesmo nome da da região. Pode dizer-se que Kandern tem uma população de sensivelmente 8000 habitantes e compreende um Quartel de Bombeiros Central (constituído há já 150 anos) e 6 Secções de apoio, distribuídas estrategicamente pela área do município. Tanto o Quartel como as referidas Secções funcionam integralmente com um dispositivo de cerca de 180 voluntários que são acionados consoante necessidade.

A referida comitiva dos Bombeiros de Penela gostariam de deixar publicamente um forte e sentido OBRIGADO por mais uma vez terem sido extraordinariamente bem recebidos por todos com quem mantiveram contacto nesta visita. Não só não se esperavam umas "Boas Vindas" / “Willkommen” e um acolhimento tão especial, como também não previam que lhes fosse organizado um programa da visita riquíssimo que lhes permitiu não só conhecer a realidade dos bombeiros da região e o seu funcionamento, como também familiarizarem-se com novas realidades dos bombeiros numa dimensão agora bastante maior.

© 2020 All Rights Reserved. Powered by PenelaDigital

SOS
DONATIVOS