+(351) 239 560 100

Intervenções em Colmeias de Vespa Velutina

  • 2021/08/16

No decorrer dos últimos anos, os Bombeiros de Penela têm vindo a ser solicitados para apoiar em intervenções relacionadas com a neutralização de colmeias da espécie vulgarmente conhecida como vespa asiática ou vespa velutina.

Estas mobilizações têm acontecido em colaboração com o Serviço Municipal de Proteção Civil e tem por objetivo combater a disseminação desta espécie não-indígena, reconhecida como sendo predadora da abelha europeia.

Até ao momento dezenas de povoações têm sido visitadas pelas nossas equipas. Realizaram-se recentemente deslocações às povoações da Cumieira, Espinhal, Carvalhais, Casal Pinto e Grocinas, estando já programados outros deslocamentos com vista à destruição dos referidos ninhos.

A título de curiosidade, suspeita-se que a vespa velutina tenha chegado à Europa (França) por via marítima, em 2004 e desde então se tenha disseminado gradualmente até chegar a Portugal, dispersando-se um pouco por todo o território nacional.

No nosso país, as colmeias têm sido localizadas tipicamente (mas não só) em árvores 🌲 de grande altura, sendo que se tem recorrido a equipamento de Salvamento em Grande Ângulo, escadas para acesso aos ninhos e varas com sistema elétrico de injeção de uma solução química (vísivel na imagem anexa) de forma a neutralizar a colmeia.

Caso identifique uma colmeia deste género e necessite da sua remoção, deve contactar o serviço Municipal de Proteção Civil.

© 2020 All Rights Reserved. Powered by PenelaDigital

SOS

239 560 100

(chamada para rede fixa nacional)
DONATIVOS