3. Matérias Liquidas Inflamáveis
Esta classe abrange os combustíveis líquidos em o que arde são os vapores resultantes da sua evaporação em contacto com o ar, misturas inflamáveis.
O Boil Over, que se traduz por "ferver para fora", pode ocorrer em incêndios com hidrocarbonetos brutos ou pouco refinados (por exemplo naftas ou alguns fuel óleos) contidos em depósitos metálicos.
A intervenção em caso de um incêndio que envolva depósitos de líquidos inflamáveis ou combustíveis compreende três fases:
- Arrefecimento que tem com objectivo a protecção das exposições existentes numa vizinhança próxima ainda não envolvidas e o abaixamento da temperatura dos produtos em combustão. A água não deve ser aplicada directamente sobre a fuga.
- Extinção que tem como objectivo eliminar um dos componentes do tetraedro do fogo, tendo em conta o sentido do vento; a quantidade do agente extintor disponível; a superfície a cobrir e a capacidade do reservatório; o derrame e a escorrência de líquidos inflamados; a formação de barreiras físicas para evitar derrames.
- Vigilância após extinção que tem por objectivo evitar a possibilidade de reignição. A aplicação de espumas deverá ser mantida durante algum tempo após a extinção. No caso do incêndio envolver líquidos inflamáveis no interior de recintos fechados, torna-se imprescindível efectuar uma ventilação adequada, de modo a evitar a formação de misturas explosivas.
Índice | Continuar