Teste F
As matérias e objectos explosivos são substâncias que têm a capacidade para, com a aproximação e contacto de uma fonte de energia externa, provocar uma libertação rápida e violenta de gases e calor.
O hidrogénio é um gás bastante inflamável apresentando-se, quando transportado, comprimido criogenicamente.
1. Qual a melhor actuação perante um acidente com esta matéria perigosa supondo que não ocorreu ainda incêndio?
a) isolar e evacuar a área acidentada.
b) formar uma neblina visível de água ao longo do solo de modo a diluir o hidrogénio uma vez que, como gás mais denso que o ar, é aqui que se vai alojar.
c) aplicação de água no recipiente onde o hidrogénio está a ser transportado de modo a manter a temperatura dentro do reservatório e minimizar o causal da fuga.
Escolher a(s) resposta(s) mais correcta(s).
2. Em português traduzimos a expressão Boil Over, fenómeno que pode acontecer em caso de acidente com matérias líquidas inflamáveis, por:
a) ferver para fora.
b) ferver à superfície.
c) explosão de matérias líquidas inflamáveis.
Escolher a(s) resposta(s) mais correcta(s).
A classe de matérias líquidas inflamáveis abrange os combustíveis líquidos em que o que arde são os vapores resultantes da sua evaporação em contacto com o ar. Um fenómeno que pode acontecer no decorrer de um acidente com este tipo de matérias é o Boil Over.
3. Alguns dos exemplos deste tipo de matérias são:
a) peróxidos e nitratos.
b) cloro e hidrogénio.
c) gasóleo e propano.
Escolher a(s) resposta(s) mais correcta(s).
A intervenção em caso de um incêndio que envolva depósitos de líquidos inflamáveis ou combustíveis compreende três fases.
4. Faça correspondência entre as fases de intervenção (letras) e a sua descrição (números).
a) Arrefecimento.
b) Extinção.
c) Vigilância após extinção.
1)Tem por objectivo evitar a possibilidade de reignição. A aplicação de espumas deverá ser mantida durante algum tempo após a extinção. No caso do incêndio envolver líquidos inflamáveis no interior de recintos fechados, torna-se imprescindível efectuar uma ventilação adequada, de modo a evitar a formação de misturas explosivas.
2) Tem como objectivo eliminar um dos componentes do tetraedro do fogo, tendo em conta o sentido do vento; a quantidade do agente extintor disponível; a superfície a cobrir e a capacidade do reservatório; o derrame e a escorrência de líquidos inflamados; a formação de barreiras físicas para evitar derrames.
3) Tem com objectivo a protecção das exposições existentes numa vizinhança próxima ainda não envolvidas e o abaixamento da temperatura dos produtos em combustão. A água não deve ser aplicada directamente sobre a fuga.
Voltar | Índice