8. Matérias Corrosivas

Imprimir
Escrito por Ana Brásio



As substâncias corrosivas têm capacidade para causar destruição de tecidos vivos, nomeadamente olhos, pele e vias respiratórias. Podem também causar danos ou destruir materiais e equipamentos.

De um modo geral, as matérias corrosivas não são combustíveis, pelo que, se estiverem envolvidas num incêndio ou se surgirem como produtos da combustão, ão interferem nas características da mesma. Assim, a combustão será caracterizada por outros materiais combustíveis envolvidos.



A importância destas substâncias presentes num incêndio centra-se no facto de terem características corrosivas para os metais, potencialmente agravadas pelas condições de temperatura elevada, humidade e outras existentes no local.

Este facto pode estar na origem da ocorrência, durante um incêndio, de danos graves em depósitos, tubagens, bidões, etc., podendo a situação ser agravada pela eventual libertação de substâncias tóxicas.
Em caso de incêndio, os métodos de extinção a utilizar, bem como o agente extintor adequado, não dependem das substâncias corrosivas presentes ,as sim dos restantes materiais envolvidos.
Deve ser evitado, o mais possível, o contacto com qualquer substância corrosiva e serem utilizados fatos apropriados, botas e protecção para os olhos e respiratória.
Deve evitar-se que as águas de extinção do incêndio se introduzam em esgotos, poços ou linhas de água.

Índice | Continuar


Copyright 2012. Free Joomla 2.5 templates.