Conceitos Gerais
Quando os bombeiros são confrontados por acidente envolvendo matérias perigosas têm de ter conhecimentos, equipamento e treino que lhes permitam preservar a sua integridade física, bem como das pessoas e bens que pretendem socorrer e proteger.
Para tal e, nesta fase de formação, o bombeiro deve conhecer conceitos básicos que o ajudem a entender posteriormente as simbologias representativas da identificação das matérias perigosas, das suas principais características e dos respectivos efeitos.
Matéria Perigosa
Uma matéria perigosa é qualquer substância (matéria-prima, produto, etc) que pelas suas características ou propriedades possa causar danos à saúde humana, aos animais, ou ao ambiente.
Atmosfera Explosiva e Atmosfera Tóxica
Em torno de uma matéria perigosa é possível destingir dois tipos de atmosferas: a atmosfera explosiva e a atmosfera tóxica.
Está-se na presença de uma atmosfera explosiva quando existem gases ou vapores inflamáveis ou combustíveis misturados com o ar em proporções dentro dos respectivos limites de inflamabilidade. Esta mistura quando sujeita a uma fonte de ignição em espaço confinado origina uma explosão.
Está-se na presença de uma atmosfera tóxica quando a atmosfera envolvente é caracterizada pela presença de uma substância tóxica no ar, podendo ocasionar danos graves, agudos ou crónicos ou mesmo a morte, por inalação ou por via cutânea.
Índice | Continuar